terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mudando de Assunto

O que é Etnoecologia?

Os termos etnociência e etnociências, aplicam-se a todas as pesquisas etnológicas ou interdisciplinares, na interface das ciências do homem e da vida (ROUÈ 2000)¹. No domínio cientifico, os trabalhos de etnociência têm ganhado força em seus vários ramos, em que as comunidades tradicionais desempenham papel fundamental, em grande parte realizados por uma nova geração de cientistas naturais, que começam a entender a importância da participação social no estabelecimento de políticas públicas (DIEGUES 2000)².

A etnoecologia encontra-se do conjunto das etnociências.

“Etnoecologia é o estudo das interações entre a humanidade e o resto da ecosfera, através da busca da compreensão dos sentimentos, comportamentos, conhecimentos e crenças a respeito da natureza, característicos de uma espécie biológica (Homo sapiens) altamente polimórfica, fenotipicamente plástica e ontogeneticamente dinâmica, cujas novas propriedades emergentes geram-lhe múltiplas descontinuidades com o resto da própria natureza. Sua ênfase, pois deve ser na diversidade biocultural e o seu objetivo principal, a integração entre o conhecimento ecológico cientifico” (MARQUES 1995)³

Segundo o mesmo autor, de um ponto de vista menos filosófico e mais pratico, procurou-se ter sempre em mente que a “etnoecologia é o estudo cientifico do conhecimento ecológico tradicional”. Para Toledo (1992)4, a etnoecologia é o estudo dos conhecimentos, estratégias, atitudes e ferramentas que permitem às diferentes culturas, produzir e reproduzir as condições materiais de sua existência social através de um manejo apropriado dos recursos naturais.

A Etnoecologia, e várias outras ciências das etnias, nasceram da necessidade de uma nova visão para os conceitos conservacionistas. Partindo do princípio, não recente, de que o homem também faz parte integrante de seu meio, e não é apenas objeto transformador dele.

“We are part of the earth and it is part of us.”5




1. ROUÉ, Marie. Novas perspectivas em Etnoecologia “Saberes Tradicionais” e Gestão de Recursos in Etnoceonservação, novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. Organizador Antonio Carlos Diegues. São Paulo. NUPAUB-USP, 2000
2. DIEGUES, A.C.
Etnoconservação da Natureza: enfoques alternativos in Etnoconservação, novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos Organizador: Antonio Calos Diegues. São Paulo. NUPAUB-USP, 2000.
3. MARQUES, J. G. W.
Pescando Pescadores: Etnoecologia no Baixo São Francisco Alagoano. São Paulo, NUPAUB-USP, 1995, 304p.
4. TOLEDO, M. P.
what is ethnoecology? Origins, scope and implications of a rising discipline. Etnoecológica, v. 1, n. 1, p. 5 – 21, 1992.
5. Chief Seattle’ letter to George Washington

Um comentário:

Garoto Lunático disse...

kiii fodaa acheii massa, tipooo intendii só num seiim explikaar


shuahsuahsuaha